Carta de Boas-Vindas, Intercomunhão e Esperança: Dom Jailson é Acolhido com Honras por Igreja-Irmã no Rio Grande do Norte
- Arquidiocese Rio de Janeiro

- 23 de jul.
- 2 min de leitura
No dia 23 de julho de 2025, a Igreja Vétero Católica no Brasil recebeu com grande alegria a carta de boas-vindas enviada por Dom Caio José Cavalcanti Trigueiro, Bispo da Província de São José – Rio Grande do Norte e Vigário Geral do Patriarcado da Igreja Católica Apostólica Independente (ICAI), ao Monsenhor Jailson Rodrigues Ferreira, que será solenemente sagrado bispo no próximo dia 27 de julho de 2025.
Dom Jailson assumirá o múnus episcopal na Igreja Vétero Católica no Brasil, com atuação especialmente dedicada ao Estado do Rio Grande do Norte, região onde já exerce relevante missão pastoral e ecumênica. A carta de Dom Caio exalta o zelo apostólico e a formação sólida de Dom Jailson, ressaltando que “o itinerário missionário percorrido pelo senhor tanto na pastoral direta como na formação de novas vocações indica que seu pastoreio será de muita dedicação e de muitos frutos”.
Na carta, Dom Caio acolhe com ternura o novo bispo, desejando que “sua presença não seja para nós mera formalidade, mas seja, realmente, o momento maior de sermos e nos declararmos povo santo de Deus”. Emocionado, Dom Jailson recebeu com gratidão as palavras de seu antigo companheiro de missão, com quem compartilha uma amizade e comunhão vocacional de muitos anos. A correspondência tocou profundamente seu coração, confirmando o caminho de unidade que se constrói com fidelidade e afeto.
O Arcebispo Primaz Dom Diogo Pereira também expressou sua imensa alegria por este momento de comunhão entre as Igrejas e os irmãos do episcopado, afirmando que "A unidade da Igreja é testemunho de que o amor de Cristo é que nos une”.
Em um gesto que revela a comunhão espiritual entre as Igrejas, no mesmo dia da sagração episcopal, será assinada a Intercomunhão oficial entre a Igreja Vétero Católica no Brasil e a ICAI, por meio da assinatura do Documento do COCIM – Comunhão Católica Independente Mundial, pelo Arcebispo Primaz da IVCnB, Dom Diogo Pereira, e pelo Patriarca da ICAI, Dom Paulo Ferreira da Silva. Este marco fortalece os laços entre os bispos e fiéis das duas Igrejas, selando a fraternidade entre os irmãos que caminham juntos na terra potiguar.
A sagração de Dom Jailson será realizada pelo Primaz da Igreja Vétero Católica no Brasil, e terá como co-sagrantes o Patriarca da ICAI, Dom Paulo Ferreira da Silva, e Dom Eric Gomes de Freitas, Bispo Vétero Católico de Maceió. O momento será vivido em espírito de profunda oração, comunhão fraterna e renovação do ardor apostólico, sob o olhar da Virgem Maria e o sopro do Espírito Santo.
Que este gesto de unidade e acolhida seja sinal visível do Reino de Deus entre nós, e fortaleça a missão dos que foram chamados a servir com amor, sabedoria e coragem o povo santo de Deus.








Comentários