Quarta Missa de São Pedro no Clube Náutico Gonçalense reúne fiéis, embarcações e emoção
- Arquidiocese Rio de Janeiro
- 1 de jul.
- 2 min de leitura
No último domingo, 29 de junho de 2025, o Clube Náutico Gonçalense foi mais uma vez um templo de fé e tradição com a realização da quarta Missa de São Pedro, padroeiro dos pescadores e de todos aqueles que trabalham no mar. A celebração aconteceu pátio do clube, diante de um lindo andor ornado de flores, com a imagem do santo padroeiro acolhendo os sócios, visitantes e embarcações que chegaram em procissão marítima.
O ponto alto da celebração foi a mensagem do Bispo Dom Diogo, que refletiu sobre o trecho dos Atos dos Apóstolos em que Pedro é fortalecido pela oração da Igreja. Dom Diogo destacou que a fé é um dom sustentado pela comunidade e, por isso, “aquele ou aquela que mais reclamamos que não ter fé pode ser, na verdade, quem mais precisa de nossas orações”. Assim como Pedro, todos podem ser fortalecidos pelo amor orante da Igreja.
Um momento profundamente simbólico foi a chegada das embarcações vindas da Colônia dos Pescadores da Ponta da Areia, que trouxeram consigo também uma imagem de São Pedro em procissão marítima. Ao se aproximarem do cais do clube, as embarcações saudaram os devotos que terminavam de participar da Santa Eucaristia com fogos, buzinas e emocionantes gritos de “Viva São Pedro!”. Em resposta, o Bispo dirigiu-se ao cais e abençoou todas as embarcações, tanto as dos sócios do clube quanto as dos ilustres visitantes.
A celebração, que já se tornou tradição no calendário do Clube Náutico Gonçalense, teve neste ano o maior número de embarcações participantes já registrado, reforçando o espírito de comunhão e alegria que marca essa data tão especial. Ao final da missa, a diretoria do clube foi abençoada por Dom Diogo, que expressou sua gratidão pela acolhida e reiterou o compromisso da Igreja Vétero Católica no Brasil (IVCnB) em fazer parte desta família náutica.
A IVCnB celebrou com alegria a oportunidade de mais uma vez estar presente e renovou a esperança de que, em breve, o clube possa consagrar oficialmente a Capela de São Pedro, um espaço sagrado para a oração e memória deste apóstolo que é símbolo de fé, coragem e missão.
Que São Pedro continue intercedendo por todos os que navegam, pescam e trabalham sobre as águas, guiando-os com segurança e esperança!
Comments