top of page

A Trindade nas Sagradas Escrituras: uma Perspectiva Bíblico-Teológica


ree

A doutrina da Santíssima Trindade constitui o núcleo da fé cristã, sendo o mistério central da revelação de Deus em Jesus Cristo. Afirmamos com toda a tradição oriunda do catolicismo e das igrejas orientais que o mistério da Santíssima Trindade é o mistério central da fé e da vida cristã.


Embora a palavra “Trindade” não apareça literalmente nos textos bíblicos, a revelação do Pai, do Filho e do Espírito Santo em íntima comunhão é apresentada em diversas passagens. Ladaria (2015) observa que “não há unidade divina sem Trindade, e vice-versa”, destacando a originalidade do monoteísmo cristão. Dessa forma, a Escritura manifesta o Deus Uno e Trino em sua autocomunicação histórica e salvífica.


A seguir, apresentam-se cinco passagens bíblicas que fundamentam a fé trinitária, acompanhadas de seu contexto e significado teológico.


1. Mateus 28,19 – O Mandato Missionário

“Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.”

A fórmula batismal evidencia a unidade de Deus e a distinção das três Pessoas divinas. O uso do singular “em nome” revela a unicidade da essência divina, enquanto a menção explícita ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo demonstra a comunhão trinitária. Assim, o batismo cristão introduz o fiel na vida da Trindade, revelando a dimensão relacional do mistério divino (LADARIA, 2015).


2. João 14,9-11 – A Unidade entre o Pai e o Filho

“Quem me viu, viu o Pai. Como podes dizer: ‘Mostra-nos o Pai’? Não crês que estou no Pai e que o Pai está em mim?”

Neste discurso de despedida, Jesus revela sua profunda comunhão com o Pai. O texto mostra que a encarnação manifesta não apenas o Filho, mas também o Pai, em íntima relação. O Espírito Santo, como comunhão de amor, torna esta experiência acessível à humanidade. Para Catão (2000), a teologia trinitária nasce justamente da experiência religiosa de Jesus que, ao chamar Deus de Pai, revela o caráter filial de sua relação.


3. João 14,16-17 – A Promessa do Espírito Santo

“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Paráclito, para que esteja sempre convosco: o Espírito da Verdade.”

Aqui se evidencia o dinamismo trinitário: o Filho roga, o Pai envia e o Espírito Santo permanece. Reinert (2021) ressalta que “em Jesus Cristo a Trindade se manifesta naquilo que há de mais autêntico e original”, revelando-se como comunhão e alteridade. Essa passagem demonstra a continuidade da presença divina na história por meio do Espírito, que atualiza a obra do Filho.


4. 2 Coríntios 13,13 – A Bênção Apostólica

“A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vós.”

Na bênção final, Paulo apresenta uma fórmula trinitária que reflete a experiência litúrgica e comunitária da Igreja primitiva. A graça do Filho, o amor do Pai e a comunhão do Espírito não são dons separados, mas manifestações distintas de uma única realidade divina. Boff (1999) observa que toda a teologia trinitária pode ser entendida como desdobramento da afirmação “Deus é amor” (1Jo 4,8), que fundamenta a comunhão trinitária.


5. João 1,1-3.14 – O Verbo Eterno Encarnado

“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava junto de Deus, e o Verbo era Deus. (…) E o Verbo se fez carne e habitou entre nós.”

O prólogo joanino situa o Verbo no princípio da criação, em comunhão eterna com Deus, e, ao mesmo tempo, encarnado pela ação do Espírito em Maria. A encarnação é, portanto, um evento trinitário: o Pai envia, o Filho assume a condição humana e o Espírito realiza a concepção (REINERT, 2021; LADARIA, 2005). Essa passagem mostra que a economia da salvação é obra conjunta das três Pessoas divinas.


Considerações Finais

As passagens apresentadas demonstram que a doutrina da Trindade não é construção tardia ou extrabíblica, mas fruto da revelação de Deus na história da salvação. Toda a vida de Jesus manifesta a presença trinitária, sendo o mistério pascal o ápice dessa revelação. Reinert (2021) destaca que a cruz e a ressurreição constituem eventos trinitários, nos quais o Pai, o Filho e o Espírito Santo manifestam plenamente o amor divino à humanidade.


Assim, a fé cristã reconhece que a revelação trinitária não é apenas uma questão conceitual, mas um mistério salvífico que insere os crentes na comunhão do Deus Uno e Trino.


Referências


BOFF, Leonardo. Trindade e sociedade. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 1999.

CATÃO, Francisco. A Trindade: mistério da comunhão. São Paulo: Paulinas, 2000.

LADARIA, Luis F. O Deus vivo e verdadeiro: o mistério da Trindade. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2005.

LADARIA, Luis F. Introdução à teologia. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2015.

REINERT, João. A Trindade na história da salvação. Petrópolis: Vozes, 2021.


+Diogo

Arcebispo Veterocatólico e Bispo do Rio de Janeiro

Comentários


SOBRE NÓS

No Brasil desde 1932, através da missão polonesa da Igreja Antigo Católica da Polônia, em Ponta Grossa /PR, pelas mãos do Padre Bartnicki. Após o incêndio criminoso de 1934, só em 2019, esta Igreja retornou a Utrecht para solicitar seu reconhecimento.

LOCALIZAÇÃO

(21) 97033-6554

 

Rua Desembargador Itabaiana de Oliveira, 5 - São Gonçalo /RJ - CEP 24.440-180

 

domdiogo-vc@hotmail.com

CONECTE-SE

Coloque seu e-mail abaixo para receber nossas atualizações e notícias.

Obrigado pelo envio!

  • Youtube
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Facebook Icon

© 2025 por IVCnB.

bottom of page