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A Importância dos Estudos de Teologia para um Vétero-Católico

Para um cristão Vétero-Católico, a teologia não é apenas uma disciplina acadêmica, mas um caminho espiritual e pastoral que ilumina a fé e fortalece a missão da Igreja. Desde os primeiros Padres até os grandes mestres medievais, a teologia sempre foi entendida como ciência voltada para o Mistério de Deus, cujo fundamento é a fé.


A fé, conforme destaca Cordovilla (2019), é o princípio interno do conhecimento teológico. Ela não limita a razão, mas se torna condição de possibilidade para pensar a Deus e seu desígnio de salvação. Assim, o teólogo não pensa apesar da fé, mas na fé e a partir dela, numa busca incessante da verdade. Nesse sentido, a fé é constitutiva do fazer teológico, tanto no conteúdo que se crê (fides quae) quanto no ato de crer (fides qua).


Essa visão é confirmada por Santo Agostinho, ao afirmar que “cremos para conhecer, não conhecemos para crer”. Para ele, a fé é o ponto de partida e o ponto de chegada da reflexão teológica, estabelecendo uma relação circular entre crer e compreender (CHACON, 2015). Também Santo Anselmo seguiu essa linha ao afirmar que primeiro é necessário crer para, então, compreender.


Clodovis Boff (2015) observa que a teologia se caracteriza como ciência crítica, sistemática e autoimplicativa. Sua racionalidade própria é hermenêutica, pois busca compreender a Palavra de Deus e o sentido da fé, não apenas no texto bíblico, mas também no “texto da vida”. Para o Vétero-Católico, isso significa que a teologia deve ser profundamente encarnada, interpretando os sinais dos tempos à luz do Evangelho.


Outro elemento fundamental é a oração. Häring (1978) afirma que ela é o coração da teologia, pois somente a oração confere ao estudo a qualidade de um ato de fé. A verdadeira reflexão teológica deve sempre integrar amor a Deus e ao próximo, expressando-se como síntese vital que une conhecimento, espiritualidade e ação.


Além disso, a teologia, segundo Tomás de Aquino (2003), tem como objeto próprio tudo o que se refere a Deus, seja diretamente ou como princípio e fim. Isso inclui não apenas a reflexão sobre o Mistério divino, mas também sua manifestação na história e na vida humana.


A vivência da diaconia também ocupa lugar essencial. Ser discípulo de Jesus significa seguir seus passos, partilhar a fé e cuidar da criação e do próximo. A diaconia, nesse sentido, é mais que um projeto ou ação social: é estilo de vida do cristão, pois integra reconciliação com Deus, com o outro e com o mundo.


Assim, para o Vétero-Católico, estudar teologia é um compromisso com a fé recebida e uma resposta ao chamado de Cristo. É colocar-se em atitude de serviço e discernimento, enraizado na oração, sustentado pela fé e aberto à ação transformadora do Espírito Santo. Referências


AQUINO, T. Suma teológica. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2003. v. 1.


BOFF, C. Teoria do método teológico. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2015. Disponível em: https://docero.com.br/doc/e0nexc8. Acesso em: 07 set. 2021.


CHACON, D. “Nisi credideritis, non intelligetis”: a Inteligência da Fé em Santo Agostinho. Teocomunicação, Porto Alegre, v. 45, n. 3, p. 247-268, set.-dez., 2015. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/teo/article/view/23607/14502. Acesso em: 07 set. 2021.


CORDOVILLA, Á. El ejercicio de la teología: introducción al pensar teológico y a sus principales figuras. 2. ed. revisa. Salamanca: Sígueme, 2019.


HÄRING, B. Oração: integração da fé e da vida. São Paulo: Paulinas, 1978.


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